domingo, 21 de novembro de 2010

O que é urgente?













Talvez devesse ser esta a pergunta de todos os dias, mais, de todas as horas, para não dizer exageradamente, de todos os minutos.

Talvez devesse ser a pergunta primordial, a pergunta de sempre.

Se me perguntarem o porquê, poderei responder com um “e porque não?”, mas na verdade vou mais longe...

Ora pensem comigo…

A Urgência é algo que não pode ser adiado, no entanto sim, deveremos viver num misto, deverá haver um equilíbrio.

Para quê passar o tempo inteiro a pensar em qual a urgência agora se no minuto seguinte terei de pensar noutra urgência?

Obvio que não é a esse pensamento que me refiro, refiro-me à urgência que vai permanecendo em nós e à qual não damos prioridade, daí ser importante pensar de modo urgente, sendo activo e trazendo algo de novo à nossa e à vida dos outros.

No entanto, não bastando andarmos por aí, andando à deriva, podemos fazê-lo claro, mas só isso não basta. É importante uma diversidade de momentos, de oportunidades, de sentimentos, e viagens interiores e exteriores e quando fazemos uma viagem em que pensamos? Qual a urgência da mesma segundo o nosso “diagnostico” do Eu, podendo assim passar do saber qual a urgência para a acção da urgência.

O que é urgente dizer? O que é urgente fazer? O que é urgente pensar? O que é urgente representar? O que é urgente estudar? O que é urgente discutir? O que é urgente cantar? O que é urgente dançar? O que é urgente proporcionar? O que é urgente para mim, para ti, para nós? O que é urgente para o mundo? O que é urgente agora?

Para mim hoje era urgente escrever este texto

4 comentários:

Lili Nabais disse...

Hoje é importante apaixonar :)

Pe. Ricardo disse...

Então qual é a diferença entre o urgente e o importante?

Funny disse...

Se bem percebi o texto a grande diferença entre o urgente e o importante é a prioridade, isto é, nós podemos fazer uma lista com as coisas importantes para nós e que queremos fazer ou dizer. O urgente é aquilo que não pode esperar mais para ser feito ou dito, aquilo a que devíamos estar a entregar toda a nossa energia e atenção. O urgente tem que ver com a partilha e revelação da nossa verdadeira essência.

Joana disse...

Lembrei-me deste teu post hoje na missa das Universidades de Natal... O padre falava da diferença entre aquilo que é urgente e o ter pressa... Há que perceber quais são as nossas prioridades, o que queremos para a nossa vida e colocar isso como urgente. No entanto, isso não quer dizer que tenhamos que ter pressa... há que dar tempo ao tempo e saber esperar. Porque até nas Urgências há uma sala de espera e umas situações são mais urgentes que outras...
Qual é a Urgência da tua vida?